Milão (Itália) - Campeões olímpicos como César Cielo e Alain Bernard podem começar a se preocupar, pois, se após faturar 14 medalhas de ouro olímpicas é difícil encontrar motivação para seguir adiante, Michael Phelps já tem a solução: buscar novos desafios. O maior campeão da história das Olimpíadas confirmou que começará a disputar provas da natação nas quais não é especialista, deixando os 400m medley para trás e tentando a sorte como velocista nos 100m e nos 50m livres.
Depois de quebrar em Pequim-2008 o recorde histórico de sete títulos em uma mesma edição de Jogos Olímpicos que Mark Spitz havia estabelecido em Munique-1972, Phelps admite que buscará mudar um pouco seu estilo para manter a vontade de vencer em alta visando a Londres-2012.
;Quero descobrir novas provas e sensações, sempre há alguma coisa de novo na natação, mesmo que possa não parecer;, afirmou o norte-americano em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport. ;Posso ainda refinar bastante as viradas. O meu ;defeito; é que, se venço, quero sempre vencer mais;.
E Phelps explica quais seriam essas novas sensações que ele quer experimentar, desafiando velocistas de ponta. ;Sei que meu técnico (Bob Bowman) não considera os 50m livres uma prova para mim, mas uma vez na natação quero me divertir e fazer menos esforço: não disputarei mais os 400m medley porque isso me devora a alma e talvez os 200m também;.
Nesse contexto, o fenômeno norte-americano confirma ainda que se especializará nos 100m livre, etapa a qual ele já está bem mais acostumado a disputar e na qual tentará bater o francês Bernard, dono do ouro Pequim. ;Um atleta como Bernard me motiva: fiquei perto de seu recorde mundial e poderia ser um belo desafio em Roma (onde acontecerá o próximo Mundial de Natação, em 2009). Quero buscar o máximo agora na velocidade;.