O meia espanhol Xavi acredita que o estilo de vida de Ronaldinho Gaúcho, seu ex-colega de Barcelona, contribuiu para a queda de rendimento do brasileiro em suas duas últimas temporadas no time catalão.
Bastante criticado pela imprensa e torcida de Barcelona, o meia-atacante foi dispensado pelo novo técnico da equipe, Josep Guardiola, e se transferiu para o Milan.
;Ele (Ronaldinho) sempre fez as mesmas coisas. Dizia-nos: 'sou assim e não vou mudar'. Gosta de sair e apreciar a vida. Mas quando se faz isso, há que ter consciência que, se as coisas começam a correr mal, vão começar a 'chover' facas;, sentenciou Xavi, em entrevista ao jornal espanhol Marca.
;Por mais que se diga o contrário, a conduta fora dos campos acaba sempre afetando o desempenho nos jogos. No entanto, seu modo de viver a vida também o transformou no jogador que é, e lhe rendeu uma Copa dos Campeões e dois campeonatos espanhóis;, ressaltou o jogador do Barça.
Xavi ainda lamentou a forma como Ronaldinho deixou o time catalão. ;De ídolo para todos os torcedores do Bardelona, Ronaldinho passou a ser muito pressionado e criticado. Isso machuca qualquer um;, concluiu Xavi.