O Autódromo Internacional Nelson Piquet recebe neste fim de semana a elite do motociclismo nacional. Cerca de 90 pilotos, divididos em três categorias, disputam em Brasília a 4; etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. No sábado (16/08), às 11h30, acontecem apenas os treinos classificatórios. Já as corridas estão todas previstas para o domingo a partir das 11h10.
O público que comparecer ao autódromo poderá vibrar com os pilotos das categorias Superbike, 250cc e Hornet ; que conta com a participação do principal representante da capital federal. William Pontes, o ;Pamonha;, é o quarto colocado na classificação, 22 pontos atrás do líder e atual campeão, Alecsandre Brieda. No entanto, o brasiliense está confiante em conquistar um bom resultado e se aproximar dos rivais. ;Os pilotos da casa sempre levam vantagem por conhecer melhor o circuito. Vou tentar tirar proveito disso;, afirmou o piloto, que participou apenas de duas etapas do campeonato.
;Pamonha; compete profissionalmente desde 2001. Segundo o morador de Recanto das Emas, de 34 anos, a paixão pelo esporte começou por meio da profissão que ele exerce quando não está competindo. ;Eu era aquele motoboy de rua muito doido. Aí resolvi participar de provas em autódromos e me apaixonei;, comentou. Mesmo sem ter muito tempo para se dedicar aos treinos, o piloto já foi campeão brasileiro em 2002, na categoria 125cc, e vice-campeão, em 2005 e 2006, nas 250cc.
Na principal categoria da modalidade, a Superbike, o domínio do campeonato é de Gilson Scudeler. No ano em que vai abandonar as pistas, o corredor ainda não perdeu nenhuma prova e segue com 100% de aproveitamento na competição, com 54 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Danilo Andric. Depois de Brasília, os pilotos seguem para Cascavel, no Paraná, e encerram a temporada em São Paulo.
Programação
Sábado (16/08)
- Treinos classificatórios (11h30)
Domingo (17/08)
- 1; bateria Superbike (11h10)
- 250cc (12h20)
- Hornet (13h50)
- 2; bateria Superbike (15h)