Mesmo saindo atrás no placar, o Botafogo conseguiu mostrar seu poder de reação e fechar o primeiro jogo contra o Atlético Mineiro pela Copa Sul-americana em 3 x 1, no Estádio João Havalange, o Engenhão. Com isso, o time carioca pode até perder no segundo jogo, no dia 27 de agosto, no Mineirão.
Este foi o quinto triunfo seguido do Alvinegro, contando os jogos do Campeonato Brasileiro. Se o Atlético vencer por dois gols de diferença no segundo e decisivo jogo, avança na competição. Se os mineiros fizerem 3 x 1, levam a decisão para os pênaltis.
Apesar de começar melhor, foi o Botafogo que sofreu o primeiro gol do jogo. Em uma jogada individual, o Atlético abriu o placar, aos 15 minutos. Petkovic deu um belo lançamento para Jael nas costas da defesa do Botafogo. O ex-atacante do Criciúma recebeu livre dentro da área e cruzou para Marques, que só teve o trabalho de completar de cabeça, fazendo 1 x 0.
Muito marcado, o time do Botafogo só conseguiu igualar o placar em uma bola parada, já aos 45 minutos do primeiro tempo. Fábio sofreu falta de Leandro Almeida perto da linha da grande área. Na cobrança, Carlos Alberto colocou a bola no ângulo direito de Edson, retomando a igualdade.
Voltando com uma atitude mais aguerrida para a etapa complementar, o time de General Severiano conseguiu chegar à vitória aos 39 minutos do segundo, quando Lucas Silva fez boa jogava pelo meio e deu um belo passe para Eduardo. Ele teve calma para tocar no canto direito de Edson, que pulou mas não conseguiu alcançar a bola.
Aos 47 minutos, em boa jogada individual, Carlos Alberto garantiu a vitória alvinegra, quando conseguiu se desvencilhar da zaga e soltou uma pancada no ângulo esquerdo da meta mineira, fechando o jogo com um ótimo 3 x 1 para o Botafogo.
O ganhador do duelo alvinegro vai enfrentar nas oitavas-de-final o classificado do encontro colombiano entre América de Cali e Deportivo Cali.
Ficha técnica: Botafogo 3 x 1 Atlético-MG
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 1 ATLÉTICO-MG
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 14 de agosto de 2008, quinta-feira
Horário: 20h10 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Alessandro Rocha (Fifa) e Milton dos Santos (Fifa-RN)
Cartões amarelos: Túlio Souza, André Luís e Eduardo(Botafogo); Leandro Almeida e Rafael Miranda (Atlético-MG)
Gols
BOTAFOGO: Carlos Alberto, aos 46 minutos do primeiro tempo e 47 do segundo tempo; Eduardo aos 39 minutos do segundo tempo.
ATLÉTICO-MG: Marques, aos 16 minutos do primeiro tempo.
Escalação
BOTAFOGO: Castillo; Thiaguinho(Eduardo), Renato Silva, André Luis e Triguinho; Túlio(Túlio Souza), Diguinho, Carlos Alberto e Zé Carlos; Gil e Fábio(Lucas Silva).
Técnico: Ney Franco
ATLÉTICO-MG: Edson; Mariano, Leandro Almeida, Marcos e Renan; Rafael Miranda, Márcio Araújo, Serginho(Yuri) e Petkovic(Tcho); Marques(Rafael Aguiar) e Jael.
Técnico: Marcelo Oliveira