Exatos 60 anos depois de fazer história nas participações brasileiras em Olimpíadas, faleceu, no último sábado, o ex-jogador da seleção brasileira de Basquete Afonso de Azevedo Évora, aos 89 anos.
Dentre muitos títulos conquistados com a camisa verde e amarela, o ex-atleta esteve no grupo que recebeu a medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres, em 1948, a primeira medalha conquistada pelo país em esportes coletivos na história dos Jogos.
Nascido em 26 de agosto de 1918, Évora teve carreira vitoriosa atuando pelo Flamengo, onde, comandado pelo técnico Togo Renan Soares, o Kanela, participou do histórico decacampeonato carioca, além de vencer três vezes o campeonato nacional. Com o Brasil, ainda foi vice-campeão sul-americano, em 1947.
"É uma grande perda para o basquete brasileiro. Évora foi um atleta que vestiu e defendeu as cores do Brasil com muito orgulho e dedicação. É uma atleta que marcou não só a história do basquete, como a dos esportivos coletivos, trazendo a primeira medalha olímpica para o país", lamentou o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis.