Pequim (China) - A diferença de alfabetos pode fazer com que a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Pequim seja completamente diferente da tradição. De acordo com o Comitê Olímpico Australiano, há a possibilidade de a China seguir a ordem do alfabeto mandarim na entrada das delegações nacionais durante o evento, alterando a ordem-padrão do alfabeto ocidental.
Desta forma, as delegações não entrariam seguindo a ordem de A a Z, mas sim de acordo com a quantidade de traços que formam o primeiro caractere chinês do nome do país. A Austrália, por exemplo, deixaria de ser a 11ª equipe a entrar no Estádio Olímpico de Pequim e seria apenas a 203ª, penúltima.
O Comitê Organizador dos Jogos (Bocog), no entanto, não confirmou a ordem que será seguida na Cerimônia de Abertura de Pequim-2008. De acordo com a entidade, a ordem oficial de entrada das delegações será divulgada apenas na próxima quarta-feira, dia 6 de agosto, no site oficial do evento.
Mesmo assim, a Austrália já se prepara para ser uma das últimas equipes a adentrar ao Ninho de Pássaro. Mas sem problemas, conforme declarou o presidente do Comitê Olímpico, John Coates.
;Para nós não há problema desfilar entre as primeiras ou as últimas equipes.Quem não deverá gostar muito será a nossa torcida, que terá de ficar em pé até mais tarde para ver a nossa equipe entrar no estádio;, brincou o mandatário da entidade australiana.