Se em certo momento da temporada 2008 Rafael Nadal teve de se preocupar com a possibilidade de perder a terceira posição do ranking de entradas para o sérvio Novak Djokovic, agora o espanhol está mais perto do que nunca de ser o número um do mundo. Na nova lista divulgada pela ATP nesta segunda-feira (28/07), o tenista de Maiorca está a apenas 300 pontos do ainda líder Roger Federer, que pode ser destronado já nesta semana, no Masters Series de Cininnati.
Depois de faturar em Toronto o seu terceiro troféu de nível Masters somente em 2008 e ver Federer cair logo na segunda rodada, Nadal trabalha com duas hipóteses para concretizar o sonho de assumir o topo em Cincinnati: precisa ser campeão, com o suíço caindo até as quartas-de-final, ou chegar à final, contando com uma queda do rival logo na estréia.
No entanto, mesmo que o representante de Maiorca não ultrapasse o da Basiléia já no evento norte-americano, ele terá ainda mais chances de fazê-lo em agosto, quando termina a sua desvantagem ;virtual; na lista. Como os torneios canadense e norte-americano foram adiantados neste ano para o encaixe dos Jogos Olímpicos de Pequim no calendário, a pontuação conquistada nesses eventos no ano passado só será descontada no mês que vem, e quem tem mais a perder é Federer, que, caso visse os tentos referentes a Toronto serem descontados hoje, veria sua vantagem na ponta cair para apenas 175 pontos.
Na seqüência do ranking, a única troca de posições no top dez teve relação com o espanhol David Ferrer, que voltou a ultrapassar o russo Nikolay Davydenko. Mais atrás, destaque para o francês Gilles Simon, que saiu da 22ª rumo à 14ª colocação por ter sido semifinalista em Toronto, e para o alemão Nicolas Kiefer, que galgou 18 postos depois de só cair diante de Nadal na decisão, sendo agora o 19º colocado.
Brasileiros
Eliminado na primeira rodada do Masters Series do Canadá, Thomaz Bellucci agregou três pontos ao seu somatório no ranking de entradas, o suficiente para fazê-lo avançar à 77ª posição, exatamente três lugares atrás de Marcos Daniel, ainda o melhor tenista do Brasil. Ambos os tenistas foram beneficiados por quedas de rivais próximos, como o equatoriano Nicolás Lapentti, o russo Igor Kunitsyn e o sul-coreano Hyung Taik Lee.
Mais atrás, o destaque ainda é Franco Ferreiro, que segue sua caminhada tentando chegar ao top 100 da ATP. Após cair nas oitavas-de-final do Challenger de San Marino, o gaúcho se manteve como o número 139 do mundo. O grupo dos cinco melhores canarinhos no ranking continua sendo fechado por Thiago Alves, o 166º colocado, e Ricardo Mello, o 205º.
Confira como ficou o novo ranking de entradas:
1º Roger Federer (SUI) ; 6.605 pontos
2º Rafael Nadal (ESP) ; 6.305
3º Novak Djokovic (SER) ; 5.055
4º David Ferrer (ESP) ; 2.945
5º Nikolay Davydenko (RUS) ; 2.925
6º Andy Roddick (EUA) ; 2.065
7º David Nalbandian (ARG) ; 2.005
8º James Blake (EUA) ; 1.980
9º Andy Murray (ESC) ; 1.835
10º Stanislas Wawrinka (SUI) ; 1.685
74º Marcos Daniel ; 541
77º Thomaz Bellucci ; 532
139º Franco Ferreiro ; 335
166º Thiago Alves ; 263
205º Ricardo Mello ; 198