Em uma partida marcada em que cometeu muitos erros, a seleção brasileira masculina de vôlei perdeu para os Estados Unidos por 3 a 0 (25/23, 25/22 e 27/25) na manhã deste sábado, em pleno Maracanãzinho, e ficou de fora da final da Liga Mundial pela primeira vez desde 2000 - na era Bernardinho, iniciada em 2001, o Brasil só não havia vencido a competição em 2002.
O primeiro set do jogo foi muito disputado. A experiente seleção norte-americana esteve à frente do Brasil diversas vezes no placar e se aproveitou dos 11 erros cometidos pelos brasileiros e fecharam em 25/23.
A etapa seguinte não começou diferente. O Brasil ficou quatro pontos atrás no placar durante boa parte do tempo. Bernardinho colocou os reservas Bruno e Samuel, que atuou na posição de oposto, no lugar de André Nascimento. A equipe se esforçou e reduziu a diferença, mas não conseguiu evitar a vitória norte-americana por 25/22.
No terceiro set, a equipe do técnico Bernardinho voltou à quadra para tentar a virada e conseguiu equilibrar o jogo, até o norte-americano Stanley marcar quatro pontos de saque. O Brasil lutou até o fim, passou à frente e chegou a ter chances para fechar o set, mas acabou perdendo por erros de ataque de Dante e Anderson nos últimos dois pontos. Dante ainda terminou como o maior pontuador do jogo, com 17 pontos.
O Brasil disputar a medalha de bronze neste domingo, às 9h30, com o perdedor de Sérvia e Rússia. A final será disputada às 12h30.