Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Times brasilienses brigam por vagas de acesso na última rodada da terceirona

;

A terceira divisão do campeonato candango chega ao final com metade dos oito times na briga pelas duas vagas na segundona doméstica de 2009. Na última rodada, com três jogos neste domingo (27/07), Brazsat, CFZ, Bosque e Sobradinho disputam o título e o desejado acesso. A situação mais confortável é a do Brazsat. Na liderança, com 13 pontos e saldo de 16 gols, o novato depende apenas de uma vitória simples sobre o eliminado Renovo (sexto colocado), no Abadião, para comemorar a classificação e de administrar a vantagem de quatro gols sobre o CFZ para garantir o título.

Na segunda posição, também com 13 pontos, mas saldo de 12 gols, o CFZ também precisa vencer, mas faz um confronto direto com o Sobradinho, quarto colocado, com 11 pontos e saldo de dois gols. O Bosque, de Formosa (GO), em terceiro lugar, com 11 pontos e saldo de sete gols, visita o eliminado Capital (quinto colocado), no Cave. Os dois azarões precisam vencer e ainda secar pelo menos um dos concorrentes (ver as chances de classificação abaixo).

A situação do tradicional Sobradinho, no entanto, ainda depende de julgamento, pois a escalação de seis jogadores acima de 23 anos na vitória sobre o Brazsat ainda está no tapetão - o regulamento fixa o limite de cinco atletas além da faixa etária por partida. O Bandeirante perdeu seis pontos pela mesma acusação.

Na abertura da sétima e última rodada, neste sábado (26/07), o lanterninha Bandeirante apenas cumpre tabela contra o também desclassificado Planaltina-GO, às 15h30, no Augustinho Lima (Sobradinho). A terceira edição da terceirona candanga é disputada por oito clubes em turno único. Os campeões anteriores foram o Legião (2006) e o Santa Maria (2007), com o time sub-20 do Brasiliense.

AS CHANCES DE CADA UM PARA SUBIR

Brazsat
Garante a vaga com uma vitória. Se empatar, vai depender de empate entre CFZ e Sobradinho ou de tropeço do Bosque. Se perder, só comemora a vaga caso o Bosque não vença.

CFZ
Também precisa vencer para não torcer por outro resultado. Se empatar, passa a depender de derrota do Brazsat ou tropeço do Bosque. Se perder, só se classifica em caso de derrota do Brazsat acima de quatro gols de diferença em relação à sua desvantagem e ainda de o Bosque não vencer.

BOSQUE
Tem de ganhar do Capital e torcer por derrota de Brazsat ou CFZ. Se pelo menos um dos dois empatar, precisa golear para tirar a diferença do saldo de gols (9 e 5, respectivamente). Se o CFZ perder do Sobradinho, passa a administrar a vantagem de gols sobre o alvinegro (7 x 2) ou depender de tropeço do Brazsat.

SOBRADINHO
Precisa vencer o CFZ e torcer por tropeço do Bosque ou derrota do Brazsat. Se o líder empatar, passa a secar o Bosque ou ter de tirar uma diferença de 14 gols no saldo (2 x 16). Mesmo que ganhe a vaga em campo corre o risco de ver o sonho virar pesadelo no tapetão, com a perda de seis pontos por escalação irregular de jogador na vitória sobre o Brazsat.

CLASSIFICAÇÃO
PG J V E D GP GC SG


1. Brazsat 13 6 4 1 1 18 2 16

2. CFZ 13 6 4 1 1 16 4 12

3. Bosque 11 6 3 2 1 11 4 7

4. Sobradinho 11 6 3 2 1 8 6 2

5. Capital 6 6 2 0 4 10 11 -1

6. Renovo 4 6 1 1 4 7 11 -4

7. Planaltina-GO 3 6 1 0 5 4 23 -19

8. Bandeirante* 7 6 2 1 3 5 18 -13


* perdeu seis pontos por escalação de jogador irregular

Regulamento: Os oitos clubes se enfrentam em turno único. Os dois melhores sobem para a segunda divisão de 2009.

Critérios de desempate: Vitórias, saldo de gols, gols a favor, menor número de cartões vermelhos, de cartões amarelos e sorteio.

7; rodada
Sábado
15h30

Bandeirante x Planaltina-GO Augustinho Lima (Sobradinho)

Domingo
10h

Renovo x Brazsat Abadião (Ceilândia)

CFZ x Sobradinho Mané Garrincha

Capital x Bosque Cave (Guará)