Apesar de a seleção brasileira masculina de vôlei ter folgado nesta quinta-feira, o público que compareceu ao ginásio do Maracanãzinho nesta tarde voltará satisfeito para casa. Isso porque tiveram a oportunidade de acompanhar um emocionante duelo entre a Polônia e os Estados Unidos. Depois de cair diante da Sérvia na estréia da fase final da Liga Mundial, os norte-americanos precisavam da vitória para se manter com chances de classificação às semifinais. Vice-campeã mundial, a Polônia, por sua vez, queria estrear bem no Rio de Janeiro, mas acabou tendo que se contentar com uma derrota por 3 sets a 2, parciais de 25/18, 23/25, 27/25, 18/25 e 16/14.
Forçando o saque no início da partida, os Estados Unidos não teveram dificuldades para fechar a primeira parcial. No set seguinte, entretanto, as ações se equilibraram e a Polônia, empurrada pela torcida brasileira, empatou o placar da partida em um set para cada lado.
A tônica da igualdade se manteve no terceiro set e só foi decidida depois de uma série de bloqueios que favoreceu ambos os lados: 27 a 25 para os Estados Unidos, que relaxaram na quarta etapa e foram facilmente dominados pelos europeus.
No tie-break, o duelo ficou ainda mais eletrizante e os norte-americanos conseguiram reverter uma vantagem que chegou a ser de 14 a 13. Porém, o time salvou o match point e Priddy foi para o saque, conseguindo um ace salvador que encerrou o duelo. Agora, a Polônia encara a Sérvia nesta sexta-feira precisando da vitória para conseguir um lugar entre os quatro melhores da Liga. Para isso, o time contará com a força de Mariusz Wlazly, resposável por nada menos que 31 pontos nesta quinta-feira.