Depois de fazer um bom primeiro quarto, o Canadá sumiu em quadra e deu adeus a suas chances de classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim. No primeiro jogo desta sexta-feira (18/07) do Torneio Pré-Olímpico Mundial de basquete, em Atenas, os canadenses foram superados pela Croácia por 83 x 62 (36 x 29 no primeiro tempo).
Já a Croácia soube lidar com seus problemas internos e agora aguarda o vencedor do duelo entre Brasil e Alemanha para conhecer o adversário da semi. As duas equipes vencedoras das semifinais garantem vaga em Pequim. Os perdedores terão de se enfrentar para ver quem fica com a última vaga para os Jogos. Em sua caminhada olímpica, a Croácia teve de superar o inesperado desfalque de Damir Markota. O jogador machucou o menisco logo na partida de estréia e terá de ser operado, sendo peça descartada no grupo caso este obtenha classificação para as Olimpíadas.
Na partida contra o Canadá, os croatas também pouco puderam contar com Zoran Planinic. Depois de se tornar mais uma vítima dos problemas estomacais que têm acometido os jogadores do Pré-Olímpico na quarta-feira, ele teve apenas 15 minutos em quadra.
Popovic foi o cestinha na vitória da equipe, marcando 17 pontos, Nicevic contribuiu com outros 11 e Banic, Tomas e Kus somaram dez cada um. O Canadá, que não contou com Samuel Dalembert, teve apenas dois jogadores passando dos dez pontos. Olu Famutimi foi o cestinha com 14 pontos e Rowan Barrett somou mais 13.
Jogador do Philadelphia 76ers, Dalembert foi dispensado pelo técnico Leo Rautins insatisfeito com sua postura individualista.