Logo após os organizadores das Olimpíadas terem publicado uma cartilha com os deveres e direitos dos torcedores durante o maior evento esportivo do mundo, a Anistia Italiana criou, agora, o guia do atleta informado, que mostra 'as duas caras da China'.
"Queremos que os atletas saibam que a China apresenta, ainda hoje, graves problemas em relação aos direitos humanos e que a promessa de melhorar a situação feita em 2001 permanece largamente desrespeitada", explicou, na manhã desta quinta-feira, Paolo Pobbiati, presidente da Anistia Italiana, durante a apresentação da iniciativa.
De um lado do cartão, estão escritas informações turísticas, culturais e de caráter geral sobre a cidade que abrigará os Jogos. Já o outro lado mostra um quadro mais apelativo, que denuncia as violações dos direitos humanos por parte dos chineses.
Este guia, que foi elaborado em parceria com a Comissão nacional do Comitê Olímpico Italiano (Coni), será distribuído junto com um mapa da capital chinesa aos 350 atletas da Itália que estarão nas Olimpíadas.