O atleta paraolímpico Oscar Pistorius falhou em sua tentativa de obter índice para disputar a prova dos 400m nos Jogos Olímpicos de Pequim. Nesta quarta-feira, Pistorius, que corre usando duas próteses nas pernas, terminou na terceira colocação na bateria de qualificação do Meeting de Lucerna, marcando 46s25.
Pistorius precisaria atingir 45s55 para garantir vaga na disputa individual. Apesar da tentativa frustrada, ele ainda tem poderá disputar os Jogos caso seja convidado a integrar a equipe de revezamento. "Estou animado e muito feliz. Realmente gostei muito da prova de hoje. Sempre soube que era um objetivo difícil obter o índice individual, mas ainda há esperanças no revezamento", afirmou. A África dos Sul define sua equipe olímpica neste final de semana. Os Jogos de Pequim serão disputados de 8 a 24 de agosto.
A tentativa de classificação de Pistorius foi tumultuada porque primeiro, ele precisou de uma autorização para participar do processo seletivo. A IAAF, entidade máxima do atletismo internacional, era contra alegando que as próteses utilizadas pelo velocista lhe davam uma vantagem sobre os demais competidores.