Dois dos confrontos válidos pelas quartas-de-final do Pré-olímpico mundial de basquete já estão definidos. Nesta quarta-feira (16/07), a Croácia confirmou o favoritismo para cima de Porto Rico e, com uma vitória por 95 x 81, garantiu vaga para enfrentar o Canadá na segunda fase da competição. Também classificados, os latino-americanos terão um adversário mais difícil na busca para manter vivo o sonho de ir às Olimpíadas de Pequim: a Eslovênia.
Sextos colocados do último Campeonato Europeu, os croatas não tiveram grandes dificuldades diante dos porto-riquenhos e poderiam ter vencido com mais facilidade, não fosse o péssimo início de partida. A seleção européia demorou para entrar no ritmo do jogo e chegou a ficar em desvantagem no placar (26 x 9), mas esbanjou tranqüilidade para reverter a situação desfavorável ainda antes do intervalo, quando marcou 43 x 30.
Depois de conseguir a virada, os balcânicos não encontraram mais empecilhos para seguir dominando, até finalizar a partida com 14 pontos de vantagem, credenciando-se como um dos favoritos às três vagas restantes para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Desse modo, a Croácia conquistou o objetivo de ficar com a primeira colocação do grupo C, evitando um clássico contra a Eslovênia e garantindo um adversário teoricamente mais acessível na próxima fase, o Canadá. Vice-líder da mesma chave, Porto Rico tenta passar às semifinais do Pré-olímpico na sexta-feira, quando encara os eslovenos, classificados com a ponta do grupo D.