O Brasil definiu neste domingo os donos das duas vagas nacionais na prova de ciclismo mountain bike nos Jogos Olímpicos de Pequim. Jaqueline Mourão e Rubens Donizete Valeriano garantiram a classificação após a disputa do Campeonato Brasileiro da modalidade, última seletiva olímpica do calendário.
Única atleta nacional a ter participado tanto das Olimpíadas de Inverno quanto de Verão (no masculino, Matheus Inocencio tem histórico semelhante), Jaque venceu a prova deste final de semana e chegou aos 250 pontos no ranking olímpico nacional. Sua concorrente à vaga olímpica, Érika Gramiscelli, ficou com o vice e fechou o ranqueamento para Pequim com 214 pontos.
No masculino, Donizete não levou o título da prova. Ricardo Alexandre Pscheidt foi o campeão com 2h10min26s618, mas garantiu os pontos necessários para faturar a vaga em Pequim. Segundo colocado no Brasileiro (2h10min31s381), ele deixou em terceiro Edivando de Souza Cruz (2h17min26s708) e Robson Ferreira da Silva (2h18min12s104), com os quais disputava a classificação.
Jaque e Donizette também participaram dos Jogos Pan-americanos do Rio-2007. Donizete conquistou a prata, enquanto Jaque terminou a prova em quarto.
Leia também: