O Comitê Olímpico Chinês (COC) revelou os nomes dos seis atletas que acusaram positivo em diferentes testes antidoping durante o primeiro semestre do ano. O anúncio foi feito depois que as autoridades esportivas da China anunciaram, na semana passada, que oito atletas haviam sido flagrados, entre eles, o nadador Ouyang Kunpeng e o lutador Luo Meng, que foram suspensos perpetuamente do esporte. Por sua vez, o restante dos esportistas receberam sansões muito menores. "Temos regras mais duras para os atletas (das equipes) nacionais e para seus treinadores", explicou à agência chinesa Xinhua, Jiang Zhixue, membro do COC.
Os saltadores Zhang Jun e Gao Li receberam uma sansão de um ano, mesma pena aplicada a seus treinadores. A pesista Shan Yan e seu técnico foram suspensos por dois anos, pois a atleta se dopou com um diurético. Já Xion Jia foi suspenso por quatro anos, pois usou testosterona. Finalmente, os nadadores Yi Changming e Zhang Qi não sofreram punições, pois seus casos ainda estão sendo estudados.
"Nenhum violador das normas de doping pode escapar ao castigo", afirmou Jiang, que reafirmou a intenção que a China tem de perseguir de todas as formas os esportistas que pretendam utilizar doping durante os Jogos.