Destaque da Eurocopa 2008 com a camisa da Rússia, Andrei Arshavin quase realizou o sonho de defender o Barcelona. No entanto, a equipe do jogador, o Zenit, de São Petersburgo, anunciou o término das negociações com o time catalão, frustrando a expectativa do meia de 27 anos.
;O sonho continua. Deve acontecer mais adiante;, lamentou Arshavin ao jornal russo Sport Express. ;É estranho como são as coisas. Jogar bem na Eurocopa acabou me prejudicando, porque meu preço subiu'', ironizou, reiterando o seu desejo de trocar o Zenit por um clube grande da Europa.
De acordo com o clube russo, o Barça foi o único a apresentar uma proposta oficial por Arshavin: 15 milhões de euros, ou seja, aproximadamente R$ 37,6 milhões, valor considerado insatisfatório pelos diretores do Zenit e pelo próprio jogador. ''A cifra oferecida é realmente muito pequena'', concordou.
Com a ida ao Barcelona fracassada, o destino do meia russo deve ser o futebol inglês. Em entrevista ao jornal Daily Mail nesta terça-feira (08/07), o empresário de Arshavin, Dennis Latcher, contrariou a diretoria do Zenit ao revelar a existência de propostas de equipes da Inglaterra.
;O Andrei gostaria muito de jogar na Inglaterra, mas não em um clube como Newcastle, Middlesbrough ou Aston Villa. Só jogaria em um dos quatro que estão classificados para a Liga dos Campeões da UEFA: Chelsea, Manchester, Liverpool ou Arsenal'', resumiu o empresário.
Segundo uma agência de notícias russa. o Chelsea, do brasileiro Luiz Felipe Scolari, já apresentou proposta por Arshavin. Já o francês Arsene Wenger, técnico do Arsenal, não poupou elogios quando questionado sobre o meia recentemente.