Com a segunda vitória sobre a Espanha e a derrota da Bulgária para a Finlândia, pela rodada deste final de semana da fase de classificação da Liga Mundial de Vôlei, os Estados Unidos lideram a briga pela vaga na fase final. Neste domingo, a seleção norte-americana derrotou, em Madri, os espanhóis por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/19 e 25/23.
Esta foi, para os EUA, a quarta vitória consecutiva e a sétima na competição. Assim, eles lideram o grupo com 15 pontos. Por sua vez, depois de perder nesse sábado para a Finlândia por 3 sets a 2 (22/25, 17/25, 25/22, 25/21 e 17/15), a Bulgária soma 13 pontos, estando na vice-liderança.
Entretanto, os búlgaros ainda têm chance de se classificar, já que ainda restam quatro partidas para se encerrara fase intercontinental. Eles ainda terão dois encontros novamente com a Finlândia e mais dois contra os próprios norte-americanos, podendo, assim, se recuperar e passar à frente na tabela.
A fase final da Liga Mundial acontecerá no Rio de janeiro, no ginásio do Maracanãzinho, entre 23 e 27 deste mês. Por ser o país anfitrião, a seleção brasileira já tem vaga garantida.