Silverstone (Inglaterra) - Debaixo de chuva e num circuito encharcado e perigoso, condições nas quais se sente completamente à vontade assim como fazia seu tio Ayrton, Bruno Senna venceu a segunda prova da rodada dupla da Fórmula GP2 na Inglaterra, disputada neste domingo em Silverstone. A festa verde-amarela ficou completa com a presença de Lucas di Grassi na segunda posição do pódio.
Trata-se da primeira dobradinha brasileira na categoria, criada em 2005 com o objetivo de ser o último passo de jovens pilotos antes da Fórmula 1. Com o resultado, Bruno diminuiu a diferença com relação ao líder do campeonato Giorgio Pantano de 13 para 11 pontos - o italiano foi o terceiro colocado neste domingo. A terceira posição na tabela é do suíço Sébastien Buemi, com 23 pontos. Di Grassi, que só disputou quatro provas na categoria, já é o quarto, empatado com o francês Romain Grosjean: ambos possuem 23 pontos.
O sábado não havia sido muito bom para Senna, que largou na pole e até chegou a liderar a primeira corrida, mas saiu sozinho da pista e, sofrendo com um desgaste excessivo dos pneus traseiros, acabou chegando na sexta colocação. Saindo da terceira posição na segunda disputa (a categoria prevê um sistema de grid invertido dos oito primeiros na prova de sábado), Bruno voltou a mostrar habilidade na pista molhada. Logo na primeira volta, já pulou para a ponta e , a partir de então, construiu uma vantagem sólida e segura sobre Di Grassi até receber a bandeirada final.
;Sem querer parecer convencido, não foi muito difícil porque meu carro estava muito bom. Procurei não forçar muito no início, para sentir a pista, e o Di Grassi encostou um pouquinho quando dei uma erradinha. Depois, consegui aumentar o ritmo, me afastar dele e cuidar dos pneus, porque numa certa parte da corrida começou a secar. Mas a chuva voltou forte e ficou como eu queria;, comentou Bruno, que conhece muito bem o traçado de Silverstone por conta de seus dois anos de experiência na Fórmula 3.
;Só nas últimas voltas é que tive de tomar um pouco mais de cuidado com os retardatários. Eles não estavam tão lentos, mas o spray tornava quase impossível enxergar o que acontecia à frente. Consegui encontrar sempre uma linha legal e passar sem problemas;, completou o piloto, que já havia vencido o GP de Mônaco de ano, coincidentente uma prova em que Ayrton também era destaque - na ocasião, o êxito veio exatamente 15 anos depois da última vitória do tricampeão mundial no Principado.
Ainda com pouco tempo de experiência no automobilismo ; estreou na Fórmula BMW no segundo semestre de 2004 -, Bruno reconhece que não sabe como adquiriu tanta familiaridade com um piso escorregadio como o deste domingo. ;Não tenho a menor idéia dos motivos de andar tão bem na chuva. Mas adoro andar no limite numa pista molhada. Acho que tenho uma boa sensibilidade com o acelerador;, opinou.
Para Bruno, no entanto, a derrota numa prova da Fórmula 3 em Silverstone lhe deu uma dica de como vencer. ;Perdi para o Mike Conway uma corrida em que larguei na pole em 2006. Mas aprendi exatamente onde passar com o carro quando a pista está molhada e usei esse ensinamento hoje. Acho que nunca mais vou esquecer;, brincou o piloto da iSport.
Outro piloto brasileiro na GP2, Alberto Valério foi o nono colocado, enquanto Carlos Iaconelli abandonou na 17ª volta. Diego Nunes, por sua vez, sequer conseguiu completar uma volta.
Confira o resultado final da GP2 neste domingo:
1º- Bruno Senna (BRA/iSport)
2º- Lucas Di Grassi (BRA/Campos)- a 8s598
3º- Giorgio Pantano (ITA/Racing Engineering) - a 9s420
4º- Mike Conway (ING/Trident)- a 17s784
5º- Vitaly Petrov (RUS/Campos)- a 23s390
6º- Davide Valsecchi (ITA/Durango)- a 1min02s921
7 - Kamui Kobayashi (JAP/DAMS)- a 1min05s887
8º- Romain Grosjean (FRA/ART)- a 1min16s083
9º- Alberto Valério (BRA/Durango)- a 1min19s835
10º- Yelmer Buurman (HOL/Arden)- a uma volta
11º- Andreas Zuber (AUT/Piquet Sports)- a uma volta
12º- Jerome D'Ambrosio (BEL/DAMS)- a uma volta
13º- Marko Asmer (EST/FMSI)- a uma volta
14º- Adrian Valles (ESP/BCN)- a duas voltas
15º- Pastor Maldonado (VEN/Piquet Sports)- a duas voltas