A derrota para a Liga Deportiva Universitária (LDU), do Equador, impediu que o Fluminense conquistasse o primeiro título de sua história na Taça Libertadores. Mais do que isso evitou que o Brasil diminuísse a vantagem argentina nesta competição. Através do Tricolor o Brasil, que soma 13 conquistas até aqui, tentaria descontar a situação em relação à Argentina, que lidera a corrida com 21 troféus. O Equador até então nunca tinha sentido o gostinho de gritar "é campeão" nesta competição.
O Brasil se sagrou campeão da Libertadores três vezes com o São Paulo, duas vezes com Santos, Cruzeiro e Grêmio, e uma vez com Flamengo, Palmeiras, Internacional e Vasco. Uma decisão entre brasileiros e equatorianos aconteceu apenas uma vez antes desta quarta em toda a história da Copa Libertadores e foi em 1998, quando o Vasco ficou com o título ao derrotar o Barcelona de Guayaquil na final.
Naquela ocasião, os vascaínos fizeram 2 x 0 em São Januário e, tranqüilos, ganharam também no Equador, dessa vez por 2 x 1. O Independiente, da Argentina, é o maior campeão da história da Copa Libertadores com sete conquistas, uma a mais que o Boca Juniors. Abaixo, a lista de títulos por países e clubes:
Títulos por clubes
Independiente ARG 7
Boca Juniors ARG 6
Peñarol URU 5
Estudiantes ARG 3
Nacional URU 3
Olimpia PAR 3
São Paulo BRA 3
Cruzeiro BRA 2
Grêmio BRA 2
River Plate ARG 2 Santos BRA 2
Argentinos Jrs. ARG 1
Atl. Nacional COL 1
Colo Colo CHI 1
Flamengo BRA 1
Internacional BRA 1
Once Caldas COL 1
Palmeiras BRA 1
Racing ARG 1
Vasco BRA 1
Vélez ARG 1
LDU EQU 1
Títulos por país
Argentina 21
Brasil 13
Uruguai 8
Paraguai 3
Colômbia 2
Chile 1
Equador 1