Não foi fácil o caminho percorrido pelo Fluminense até a final da Copa Libertadores. Passou por um dos grupos mais difíceis com a melhor campanha da competição e eliminou dois dos favoritos ao título, São Paulo e Boca Juniors. Foram essas as palavras de incentivo do técnico Renato Gaúcho ao elenco horas antes da grande decisão.
;Falei para eles o quanto foi difícil. Falei que o Fluminense merece esse título pela dificuldade da competição, pela melhor campanha, por todo mundo falar do nosso grupo como o Grupo da Morte, pela forma como passamos pelo Boca e São Paulo. Então esse grupo está concentrado e, se alguém merece esse título, é o Fluminense;, disse o treinador.
Quem também compartilha essa opinião é ex-jogador e atual coordenador-geral do Tricolor carioca, Branco. O dirigente deu seu apoio à equipe. ;Não tem festa pronta. O que está pronto é o time, uma equipe centrada e que vai fazer de tudo para buscar essa conquista. Um time que passou por adversários difíceis e que merece ganhar esse título;, disse o dirigente à Sportv.