Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Competição termina com 6 novos índices e brilho dos favoritos

;

O Troféu Brasil de atletismo terminou na tarde deste domingo, em São Paulo, garantindo seis novos nomes na lista de atletas com índice para os Jogos Olímpicos de Pequim. Faltando 21 dias para o término do prazo de classificação, 36 atletas têm a presença praticamente confirmada na disputa de agosto. Durante os cinco dias de disputas na capital paulista, os atletas lutaram pelo título nacional, buscando índices para os Jogos Chineses ou melhorar suas próprias marcas pessoais. Seis participantes conseguiram índice, enquantos os grandes destaques nacionais aproveitaram a tranqüilidade de já estarem classificados para brilhar neste domingo, último dia de competições.

Fabiana Murer bateu o recorde sul-americano no salto com vara, marcando 4,80m. A marca é a segunda melhor da temporada e muito superior ao recorde anterior (4,66m na pista aberta e 4,70m na coberta) que também lhe pertencia. No salto em distância, Maurren Maggi também conquistou o segundo melhor salto do ano, atingindo 6,99m na conquista do ouro. Acompanhando o final da prova de Fabiana, Maureen foi comemorar com a amiga o bom resultado.

Fabiana, que ainda saltava quando a prova em distância terminou lamentou não ter podido assistir a performance de Maurren. "Fiquei contente, mas não consegui ver ela saltando". No masculino, o triplista Jadel Gregório fez 17,28m, subindo em 1 centímetro seu melhor desempenho em 2008. Na briga por um lugarzinho na equipe olímpica em Pequim, Mahau Suguimati obteve o índice A nos 400m com barreiras, vencendo a prova com 49s15.

Nos 200m femininos, Evelyn dos Santos surpreendeu, conquistando o ouro com direito a índice B. Como as duas outras atletas pré-classificadas na prova também tinham apenas a marca mínima de classificação, a carioca é a detentora da vaga até o momento. Isto porque o título do Troféu Brasil é o critério de desempate nestes casos.

O critério também favoreceu Carlos Chinin, que chegou ao evento, lutando pela vaga contra Ivan Scolfaro e Luiz Alberto de Araújo, os três com índice B. Chinin faturou o título, sem repetir a marca classificatória, mas ficou com a vaga. Nos dias anteriores da competição, Maria Laura Almirão conseguiu índice nos 400m; Lucimar Teodoro, 400m com barreiras; Maíla Machado, nos 100m com barreiras, e Elisângela Adriano no lançamento de disco.

Rosângela Cristina Santos venceu os 100m conseguindo o índice B, mas como Lucimar Moura já tem o A, o resultado não foi suficiente para classificá-la no individual. Contudo, ela ficou com uma das vagas no revezamento 4x100m. Com o término do Troféu, boa parte dos principais atletas do país prepara as malas para treinar e competir no exterior. Os velocistas abrem temporada de preparação na Europa, trabalhando especificamente a equipe de revezamento 4x100m.

Fabiana, Maurren e Jadel também embarcam rumo ao Velho Continente, tentando melhorar suas marcas antes das Olimpíadas. Marílson Gomes dos Santos, que fechou o Troféu com dois ouros (5.000m e 10.000m) e está classificado na prova longa de pista e na maratona para Pequim, fará treinos em altitude na Espanha ou Colômbia. Para outros atletas, no entando, as próximas três semanas serão de muita luta para conquistar a sonhada marca de classificação. O prazo limite é 20 de julho.

Confira a relação dos classificados:

Feminino
Lucimar Moura (100m e revezamento 4x100m); Evelyn dos Santos* (200m), Zenaide Vieira (3.000m com obstáculos), Fabiana Murer (salto com vara), Maurren Maggi e Keila Costa (salto em distância), Gisele Lima (salto triplo), Alessandra Resende* (lançamento de dardo), Lucimara Silvestre* (heptatlo), Marily dos Santos (maratona), Tânia Spindler (20km marcha atlética), Elisângela Adriano* (lançamento de disco), Lucimar Teodoro (400m com barreiras), Maíla Machado* (100m com barreiras), Maria Laura Almirão (400m) e Rosângela Cristina Santos* (4x100m).

Masculino
Vicente Lenilson (100m), José Carlos Moreira (100m), Sandro Viana (100m e 200m), Bruno Lins (200m), Fernando Pereira* (400m), Fabiano Peçanha e Kleberson Davide (800m), Anselmo Gomes (110m com barreiras), Marilson Gomes dos Santos (10.000m e maratona), Jessé Farias de Lima (salto em altura), Erivaldo Vieira* e Mauro Vinícios da Silva* (salto em distância), Jadel Gregório e Jefferson Sabino (salto triplo), Fábio Gomes da Silva (salto com vara), Carlos Chinin* (decatlo) e Mahau Suguimati (400m com barreiras), Nilson de Oliveira** e Rafael Ribeiro** (4x100m).

* Atletas com índice B em 2008 podem perder a vaga caso outro faça o índice A
** Classificado pelo ranking nacional, mas com possibilidade de mudança