Profissional do futebol, mas admirador do basquete. É no jogo coletivo da bola laranja que Muricy Ramalho se inspira para treinar o São Paulo. Neste domingo (29/06), no Mineirão, o técnico quer aplicar uma das premissas das quadras no gramado: começar a tirar, diante do Cruzeiro, a diferença que separa os times na tabela ; quatro pontos. Com a calma e a consciência de quem cobra um lance livre. A Bandeirantes anuncia a transmissão.
;Como em um jogo de basquete, quem sai atrás tem de buscar a diferença aos poucos, concentrado, sem correria;, ensina o fã da NBA. Para Muricy, que já conquistou duas vezes o Campeonato Brasileiro, não há segredo: é preciso derrotar adversários que estão acima ou próximos do São Paulo. Ser incisivo na hora da decisão. Foi assim em 2006 e também em 2007. Neste ano, fez isso com o Flamengo, quando impôs uma derrota por 4 x 2 na casa do adversário. Quer repetir a dose contra a Raposa, adversário para o qual não perde há quatro anos.
Pela primeira vez na competição, Muricy Ramalho terá todos seus atletas à disposição. ;Algumas coisas em um campeonato fazem a diferença. Essa pode ser uma delas;, comemora o treinador, principalmente, pela presença de seu trio de zagueiros titulares ; Alex Silva, André Dias e Miranda. O técnico não pôde contar com essa formação na última partida, vitória por 1 x 0 contra o Sport, porque Alex Silva, assim como Hernanes, estavam na Seleção Olímpica. Muricy lembra que, com a zaga experiente que tem em mãos, poderá deixar o volante, cobiçado pelo Barcelona, livre para chegar ao gol. ;Também temos o Zé Luís na proteção. Isso é mais um motivo para ele (Hernanes) apoiar sem medo.;
Mais uma vez fazendo analogias entre futebol e basquete, Muricy admite que, para brigar por uma vitória, um time precisa de velocidade. Para isso, o treinador conta com Borges, artilheiro do time no ano com 13 gols. Na hora de defender, ele espera uma equipe compacta e segura. Quer o São Paulo aproveitando os espaços que o Cruzeiro, equipe de grande movimentação, pode deixar em um campo amplo como o do Mineirão.
;Tenho certeza de que a torcida verá um grande jogo;, aposta o treinador. ;Será o duelo de um time leve, que sempre vai à frente, contra a nossa equipe, que marca forte e é muito calculista.;
Neste sábado, o atacante André Lima foi apresentado no Morumbi. O jogador chega por empréstimo do Herta Berlim-ALE e fica no São Paulo por um ano. O atleta só estará à disposição de Muricy Ramalho em agosto, quando abre a janela de transferências para o exterior.