A chegada de Henrique ao Barcelona parece ter pego boa parte da imprensa espanhola de surpresa. Noticiada apenas neste sábado, a transferência era pouco conhecida até mesmo pelos jornais do país, que creditaram a notícia à imprensa do Brasil. "Henrique, da segunda divisão brasileira ao Camp Nou em meio ano", destaca o periódico madrileno Marca. Em suas linhas, o jornal aponta o ex-palmeirense como um dos futuros líderes da seleção brasileira, ao lado de nomes como Thiago Neves, Breno e Miranda.
A trajetória do Coritiba ao Barcelona também foi lembrada pelo As, igualmente da capital espanhola. O diário destacou ainda a ;enorme qualidade técnica; e a "privilegiada condição física" do jogador. "Henrique foi o autêntico líder da defesa da equipe verde na segunda divisão, na qual marcou três gols", lembrou.
Mesmo o catalão El Mundo Deportivo parecia pouco atento à chegada de Henrique ao Barça. "O Palmeiras reconheceu hoje, através de seu site oficial, que seu jogador Henrique está na fase final de suas negociações com o Barcelona", disse o jornal neste sábado, um dia após a divulgação do negócio.