Cinco dos ex-jogadores que conquistaram a Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia e primeira das cinco vencidas pela Seleção Brasileira, desembarcaram no início desta tarde em Brasília. Os ex-pontas-esquerdas Zagallo e Pepe, os volantes Zito e Dino Sani e o zagueiro Orlando estão na cidade para participar e receber homenagens durante a festa 50 Anos da Conquista da Copa do Mundo.
O evento, que será realizado de hoje até sábado, inclui mostra de cinema, seminários e exposições. A organização é da Embaixada da Suécia, em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF) e o governo federal. Na quinta-feira, os campeões serão condecorados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além do quinteto, chegam na cidade até quarta-feira os campeões remanescentes: Djalma Santos e De Sordi (laterais direitos), Bellini (zagueiro), Mazzola (centroavante) e Pelé (ponta-de-lança). O ex-goleiro Gilmar é dúvida. Já a ausência do ex-lateral-esquerdo Nilton Santos é quase certa. Também foram convidados o comentarista e ex-radialista Luiz Mendes e o sueco Kurt Hamrin (atacante).
No aeroporto, Zagallo, que venceu quatro Copas do Mundo (duas como jogador, uma como treinador e outra como auxiliar técnico), estava feliz com a possibilidade de rever os antigos colegas. "Esse resgate da cultura do futebol brasileiro é muito importante. É difícil reunir todo o pessoal, porque muitos já se foram", afirma.