Não foi tão fácil quanto se poderia supor, mas a seleção brasileira feminina de vôlei soube se impor e venceu a Tailândia na estréia do Grand Prix 2008. A partida, realizada na cidade chinesa de Ningbo, terminou em 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/18 e 25/20. Depois de abrir 11 x 5 no primeiro set, as vice-campeãs mundiais acabaram surpreendidas pelo saque de Onuma. Foram três pontos neste fundamento, dois de contra-ataques e um de bloqueio, levando a Tailândia ao empate. Além disto, o Brasil ainda permitiu a vantagem adversária quatro vezes no set.
Um bloqueio de Fabiana, porém, igualou a etapa em 21 a 21. Na sequência, Paula finalizou e as brasileiras conseguiram outros dois contra-ataques, fechando o set em 25 x 22. Depois do sufoco, o segundo set começou mais tranqüilo para a seleção brasileira. Fabiana e Paula começaram a a aparecer bem no bloqueio, ajudando o time a chegar em 21/13. A partir daí, a Tailândia iniciou novamente uma reação: mostrando-se bem no saque e na defesa, a jovem equipe chegou a ficar a apenas quatro pontos das brasileiras. Tecnicamente superior e mais experiente, entretanto, o time de José Roberto Guimarães fechou em 25/18.
No terceiro set, a defesa da Tailândia voltou a se destacar. O time deu trabalho e mais uma vez chegou a estar na frente no placar. Porém, as finalizações de Sheilla e de Sassá, que entrou durante o set, foram decisivas para a vitória por 25 x 20. Na manhã desta sábado, a partir das 8h30 (horário de Brasília), o time verde-amarelo encara a Alemanha, em outra partida válida pelo grupo B da primeira semana da competição.
O time titular do Brasil foi Carol Albuquerque, Sheilla, Fabiana, Walewska, Jaqueline, Paula e Fabi (líbero). Durante o duelo entraram Sassá e Thaísa. Pela Tailândia, atuaram Rattanaporn, Pleumjit, Onuma, Wilavan, Nootsara, Malika e Wanna (líbero). Entraram: Narumon e Tapaphaipun.