Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Tricampeã Alemanha desafia 'favoritismo' de Portugal

;

Portugal não ganhou o prêmio que esperava por ter se classificado como melhor time do Grupo A da Eurocopa. Nesta quinta-feira (19/06), às 15h45 (de Brasília), na cidade suíça de Basiléia, o time do técnico Luiz Felipe Scolari abre a fase quartas-de-final da competição contra a Alemanha, maior vencedora da história do torneio, com três títulos, mas que surpreendeu negativamente ao avançar apenas em segundo na Chave B, atrás da Croácia.

Enquanto os portugueses conseguiram boas vitórias nos dois primeiros jogos, contra Turquia e República Tcheca, e só tropeçaram diante da Suíça, quando já estavam classificados e jogaram sem a maioria dos titulares, os alemães chegam ao mata-mata sob desconfiança: estrearam bem diante da Polônia, mas perderam para os croatas e só obtiveram a classificação em uma suado triunfo por 1 x 0 sobre a Áustria.

Por isso, os germânicos insistem em jogar o favoritismo para o lado do time do país ibérico desde que o confronto foi definido, apesar de terem vencido o último encontro entre os dois times, na disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo de 2006. ;É claro que tenho ótimas recordações do último jogo, já que vencemos por 3 a 1 e eu marquei dois gols;, diz o meia Bastian Schweinsteiger.

;;Mas, desde aquela partida, os portugueses melhoraram muito e estão mais fortes e maduros. Para mim, é a melhor equipe neste torneio e este é o desafio mais difícil que poderíamos enfrentar;;, emenda o jogador do Bayern de Munique, que cumpriu suspensão ante a Áustria e deve ganhar chance na equipe titular.

Humildade

Felipão, porém, refuta a condição de favorito. ;É o jogo do empurra, normal no futebol. Precisamos apenas saber administrar isso;, aconselha o treinador. ;A partir de agora são jogos que nós denominamos como os mais decisivos, porque eliminam. Temos profundo respeito pela Alemanha, por tudo que tem de qualidade, mas vamos fazer o nosso jogo e tentar vencê-los;, garante Felipão.

O brasileiro já adiantou que mandará a campo o mesmo time das duas primeiras rodadas da Euro. Do lado alemão, em contrapartida, muito mistério. Autor de três dos quatro gols do time germânico na Euro, Lukas Podolski voltou a sentir uma lesão e será dúvida até minutos antes do confronto, assim como Frings (fratura na costela). ;Desfalque; certo é o técnico Joachim L;w, que cumpre gancho após ter sido expulso contra a Áustria e acompanhará o jogo das tribunas do estádio.

Para seguir em busca do quarto título e antecipar a despedida de Scolari, já acertado com o Chelsea, a Alemanha terá que quebrar o tabu de nunca ter batido o time luso em Eurocopas: em dois jogos, obteve um empate sem gols, na edição de 1984, e derrota por 3 a 0 em 2000. No geral, porém, a vantagem é alemã: seis vitórias, cinco empates e apenas uma derrota.

FICHA TÉCNICA:
PORTUGAL X ALEMANHA


Local: Estádio St Jakob Park, em Basiléia (Suíça)
Data: 19 de junho de 2008, quinta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Peter Fr;jdfeldt (Suécia)
Assistentes: Stefan Wittberg e Henrik Andrén (ambos da Suécia)

PORTUGAL: Ricardo; Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; Petit, João Moutinho, Cristiano Ronaldo, Deco e Simão; Nuno Gomes
Técnico: Luiz Felipe Scolari

ALEMANHA: Lehmann; Friedrich, Metzelder, Mertesacker e Lahm; Fritz, Frings, Ballack e Podolski; Gómez (Schweinsteiger) e Klose
Técnico: Joachim L;w