Rússia e Suécia decidem o último classificado para as quartas-de-final da Eurocopa nesta quarta-feira, quando se enfrentam às 15h45 (de Brasília), no Estádio Tivoli Neu, em Innsbruck, na Áustria, pela rodada final do Grupo D. Os dois times somam três pontos e o ganhador se junta à Espanha, o outro classificado da chave com seis pontos. Em caso empate, a vaga será dos suecos, que levam vantagem nos critérios de desempate. Os gregos, já eliminados sem terem pontuado, enfrentam os espanhóis na desepedida, no mesmo horário.
Um tabu curioso acompanha este encontro. Apesar de terem se enfrentado cinco vezes na história, os russos jamais sentiram o gostinho de um triunfo sobre os suecos. Foram dois empates e três vitórias da Suécia, sendo a mais importante por 3 x 1, na fase de grupos da Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos.
Guus Hiddink, técnico da Rússia, demonstra otimismo. Para isso ele espera que sua equipe se comporte como na vitória por 1 x 0 sobre a Grécia. "Contra a Grécia soubemos atacar e defender na hora certa e na dose certa. Portanto, isso me deixa muito confiante em um triunfo contra a Suécia. Temos time para nos classificarmos", disse Guus Hiddink.
Para este jogo, Guus Hiddink vai repetir a formação que derrotou os gregos. Tanto que descartou a volta do atacante Andrei Arshavin, mesmo a principal estrela da companhia estando recuperado de uma lesão na coxa direita. O técnico da Suécia, Lars Lagerb;ck, não vai fazer alterações em relação à formação que foi derrotada por 2 x 1 pela Espanha. "Contra a Espanha levamos um gol no fim e acabamos castigados por isso. Agora queremo de qualquer maneira mostrar que a sorte acompanha quem trabalha com seriedade", disse Lars Lagerb;ck.
FICHA TÉCNICA - RÚSSIA X SUÉCIA
Local: Estádio Tivoli Neu, em Innsbruck (Áustria)
Data: 18 de junho de 2008 (Quarta-feira)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Frank De Bleeckere (Bélgica)
RÚSSIA: Afinkeyev; Anyukov, Ignashevich, Kolodin e Zhirkov; Tobinski, Zirianov, Semak e Semchov; Bilyaletdinov e Pavlyuchenko
Técnico: Guus Hiddink
SUÉCIA: Isaksson; Stoor, Mellberg, Hansson e Nilsson; Elmander, Andersson, Svensson, Ljungberg e Henrik Larsson; Ibrahimovic
Técnico: Lars Lagerb;ck