Após a confirmação da ausência do ala/armador Leandrinho Barbosa na seleção brasileira de basquete, o técnico Moncho Monsalve anunciou, nesta terça-feira, que o substituto do jogador do Phoenix Suns, da NBA, será Fúlvio Chiantia, do Paulistano. A convocação é válida para a disputa do Torneio Pré-olímpico da modalidade, que acontecerá na Grécia, entre 14 e 20 de julho. "Não foi fácil decidir entre o Fúlvio e o Guilherme Teichmann. Tínhamos que escolher entre dois excelentes atletas, mas, como precisávamos de um armador, optamos por trazer o Fúlvio", explicou o técnico.
Por sua vez, Fúlvio garante que aproveitará a oportunidade de voltar à seleção e acredita na classificação da equipe. "Fiquei muito feliz com a convocação para o Sul-americano. Eu estava afastado da seleção desde 2004, quando sofri uma lesão e agora tive essa agradável surpresa de ser chamado para o Pré-olímpico. Tenho o maior orgulho de vestir a camisa do Brasil. Esse é o sonho de todo atleta. O time feminino conquistou a vaga sem uma de suas principais jogadoras e o masculino pode fazer o mesmo. Garantir a classificação para Pequim será um marco na minha carreira", comentou.
No dia 10 deste mês, a NBA enviou um comunicado para a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e para o Phoenix Suns informando que Leandrinho estava liberado para jogar. Entretanto, nessa segunda-feira à noite, o agente do jogador, Billy Duffy, enviou um fax para a CBB dizendo que Leandrinho estava com uma tendinite patelar no joelho direito e não teria condições de treinar com a seleção brasileira e disputar o Pré-olímpico. Dessa forma, MOncho classificou a atitude de leandrinho como "falta de respeito". "Se eu não receber nenhum documento oficial do seu time, o Leandrinho não joga mais na seleção sob o meu comando. Acho que faltou respeito da parte dele com o País, com a CBB e com os companheiros de equipe", afirmou o técnico.