Apresentado oficialmente nesta terça-feira (17/06) como novo técnico do Barcelona, Josep Guardiola confirmou que não conta com o meia Ronaldinho Gaúcho para a disputa da próxima temporada. O brasileiro naturalizado português Deco e o atacante camaronês Samuel Eto;o também não seguirão no time catalão.
;Pensamos no elenco sem eles;, revelou o treinador, para quem a saída do trio é ;o melhor para a equipe;. O ex-jogador da seleção espanhola e do próprio Barça disse ter tomado a decisão após analisar o rendimento das três estrelas e seus desempenhos nas últimas temporadas. Ele concluiu que o ciclo dos astros na equipe já terminou.
A saída dos jogadores já vinha sendo especulada desde o fim da última temporada, mas ninguém do clube havia confirmado. Ronaldinho, que pouco jogou neste ano, tem o Milan e o Manchester City como possíveis destinos.
Já Eto;o admitiu a vontade de seguir para o futebol italiano ou inglês, enquanto Deco seria alvo do Chelsea de Luiz Felipe Scolari e da Inter de Milão de José Mourinho, dois treinadores com quem fez parcerias de sucesso na seleção portuguesa e no Porto, respectivamente.
O presidente do Barcelona, Joan Laporta, e o diretor esportivo Txiki Berigistain acompanharam a apresentação de Guardiola e mostraram confiar no novo técnico, que terá a missão de levar o time de volta à rota de títulos após duas temporadas de jejum e vexames.
;Espero que Josep nos dê muitos êxitos durante anos;, disse Laporta. ;Estou muito tranqüilo porque esta decisão me gera muita confiança;, completou Txiki. Emocionado, Guardiola retribuiu os elogios. ;Tenho uma responsabilidade muito grande, mas sinto que não falharei;, concluiu.