Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Com golaço de Ballack, Alemanha derrota Áustria e enfrenta Portugal nas quartas-de-final Eurocopa

;

A zebra não passou pelo grupo B da Eurocopa deste ano. Precisando ao menos empatar para ir às quartas-de-final, a Alemanha eliminou outra anfitriã, a Áustria, com um golaço de Ballack em cobrança de falta que garantiu a vitória por 1 x 0. Resultado que coloca os germânicos no caminho de Portugal, na próxima fase. Antes do esperado duelo, marcado para as 15h45 (de Brasília) da próxima quinta-feira, na Basiléia, na Suíça, os alemães não mostraram um bom futebol. Porém, depois de um primeiro tempo morno, se assegurou em segundo lugar na chave com o gol assinalado por seu capitão ao três minutos do segundo tempo.

O jogo

Mesmo dependendo de um empate para seguir na Euro, a Alemanha entrou em campo com uma postura ofensiva. Podolski, Klose e Mario Gómez formavam o ataque do técnico Joachim Loew. No início, os austríacos bloqueavam sua área, mas a movimentação do trio originou grande chance desperdiçada de maneira incrível por Gómez. Aos nove minutos, Klose limpou duas vezes seu marcador dentro da área pela direita e tocou para o camisa 9, que estava livre. Na pequena área e com o goleiro batido, o atacante do Stuttgart pegou errado. A bola foi para cima e o centroavante tentou se redimir de cabeça, mas a zaga cortou.

A oportunidade fez com que os alemães mantivessem a presença maciça na defesa anfitriã, mas a estratégia abria espaço para os austríacos. E os donos da casa se animaram e chegaram a dominar a partida por alguns minutos. Entre os 17 e 20 minutos, a equipe mandante esteve perto de abrir o placar por pelo menos três oportunidades. Na primeira, Hoffer foi segurado por Mertesacker e pediu pênalti, que foi ignorado. Pouco depois, o atacante não conseguiu dominar e deixou bola fácil para Lehmann. Na terceira, o goleiro voltou a ter de intervir em bom arremate de fora da área de Aufhauser.

Depois dos sustos, os alemães retomaram a posse de bola e o cenário era o mesmo dos primeiros minutos: toque de bola tentando abrir espaços na maioria austríaca no campo mandante. Sem ser efetivos nesta postura, os tricampeões mundiais também não davam oportunidades, e o jogo seguiu para o intervalo sem emoções. No segundo tempo, a Áustria voltou mais acesa, mas viu seu ânimo ser apagado com um golaço logo aos três minutos. Lahm sofreu falta na intermediária e Ballack, com uma bomba, fez um golaço na cobrança acertando o ângulo do goleiro Macho.

O gol "matou" o time austríaco. Os donos da casa esbarravam na postura alemã, que fechava sua defesa, e nos próprios erros. Eram raros os passes em profundidade que chegavam aos pés dos anfitriões no ataque. A alternativa foi lançar a equipe para frente. Porém, a estratégia abriu espaços para os germânicos partirem no contra-ataque, sem eficiência. E assim, o último anfitrião desta Euro deu adeus à competição, que pela primeira vez não terá nenhum dono da casa na segunda fase.