O Los Angeles Lakers venceu o Boston Celtics por 103 a 98, na noite de domingo (15/06), e diminuiu para 3 a 2 a vantagem do rival na disputa pelo título da NBA. Com o resultado, a série vai para duas partidas decisivas em Boston, e se vencer pelo menos uma, o Celtics leva seu 17º título na liga profissional norte-americana de basquete.
Apesar da vitória do Lakers, o destaque individual da partida foi o ala Paul Pierce, do Celtics. Candidato a melhor jogador das finais, ele foi o cestinha da partida com 38 pontos, e ainda anotou oito assistências e seis rebotes. No Lakers, o melhor pontuador foi Kobe Bryant, com 25.
Eleito o melhor jogador da temporada regular, o ala passou grande parte da partida em branco, acertou apenas oito em 21 arremessos, mas foi decisivo no minuto final, com uma enterrada que colocou a vantagem do Lakers em quatro pontos, praticamente decidindo o confronto.
Enquanto Bryant esteve apagado, seus companheiros brilharam com grandes atuações. Lamar Odom anotou 20 pontos e pegou 11 rebotes enquanto Pau Gasol marcou 19, pegou 13 rebotes e deu seis assistências.
A próxima partida será na terça-feira (17/06), em Boston. Caso vença, o time da casa comemora mais um título. Se perder, o sétimo e decisivo jogo acontece na quinta-feira, novamente na casa do Celtics.