Único representante brasileiro na canoagem de velocidade nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, Nivalter Santos chegou à final principal da etapa da Alemanha da Copa do Mundo da modalidade, disputada na cidade de Duisburgo. O brasileiro encerrou sua participação neste domingo com a oitava colocação na categoria C1 500m.
A etapa disputada em Duisburgo, foi a segunda do calendário da Copa do Mundo. Santos terminou a prova com o tempo de 1min54s599. A vitória foi do tricampeão olímpico e octacampeão mundial Andreas Dittmer. O alemão completou o percurso em 1min51s239. A medalha de prata ficou com o bielorusso Aliaksandr Zhulouski com 1min51s333, seguido pelo canadense Mark Oldershaw com 1min51s547.
;A final foi disputadíssima. Os nove finalistas, que estarão todos em Pequim, terminaram a prova com pouco mais de três segundos de diferença entre eles, demonstrando que a briga entre os melhores do mundo nas Olimpíadas estará muito acirrada;, destaca o técnico Pedro Sena.
Mesmo longe do pódio, o treinador ficou bastante satisfeito com o rendimento de Santos na competição. "Foi uma experiência formidável, pois (Nivalter) correu lado a lado com alemão novamente (o brasileiro ficou à frente de Dittmer na eliminatória). O resultado do Nivalter foi histórico para o Brasil, e muitas pessoas nos parabenizaram aqui na Alemanha;, elogiou Sena.
O brasileiro continuará sua preparação na Europa, treinando dez dias na Hungria antes da disputa da etapa de Poznan, na Polônia, no final do mês. ;Esperamos que a experiência que ele está tendo na Europa leve o Brasil pela primeira vez a uma final olímpica em Pequim e estamos todos torcendo por ele;, completou o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBC), João Tomasini Schwertner.