A Colômbia teve a chance de se tornar, ao menos momentaneamente, líder das Eliminatórias. Mas não teve forças para segurar a vitória depois de abrir o placar e acabou empatando por 1 x 1 com o Peru, em Lima, na noite deste sábado (14/06), resultado que fez a equipe colombiana passar o Brasil e assumir a terceira posição.
Com nove pontos ganhos em quatro jogos, a Colômbia enfrenta o Equador na próxima quarta-feira, na casa do adversário. O Peru, penúltimo colocado com apenas três pontos, tentará se recuperar diante do Uruguai, em Montevidéu, na terça-feira.
Levando em consideração o começo do jogo, os colombianos davam a impressão de que conseguiriam uma vitória convincente. Logo aos 7 minutos de jogo, Sanchez chutou de fora da área com força e o goleiro do Peru rebateu. Rodallega pegou o rebote de primeira e abriu o marcador.
Sem o atacante Pizarro, punido por atos de indisciplina, o Peru tinha dificuldades para conter o avanço do rival. Ainda assim, conseguiu chegar ao gol de empate aos 39 minutos, quando Marino, de carrinho, empurrou para as redes uma bola cruzada rasteia da esquerda que a atrapalhada defesa colombiana não conseguiu cortar.
No segundo tempo, a Colômbia novamente ensaiou um domínio sobre o jogo. Aos 8 minutos, Bustos cobrou falta com força e mandou a bola no ângulo, mas o goleiro Butron fez uma grande defesa.
Só que, depois disso, não houve outra chance que levasse perigo efetivo ao gol do Peru. As faltas de lado a lado iam se sucedendo e o jogo se arrastava para o final. Até que, aos 36 minutos, o peruano Torres acertou um belo chute de voleio, que Bustos rebateu em cima da linha. Foi o último lance de emoção, que decretou o empate ruim para os dois times.