Doze anos depois, França e Romênia voltam a se enfrentar pela primeira rodada de uma Eurocopa. Em 1996, na Inglaterra, os franceses estrearam com vitória por 1 x 0. Nesta segunda-feira (09/06), os comandados do técnico Raymond Domenech esperam repetir os resultado. As duas seleções jogam, às 13h (de Brasília), no Estádio Letzigrund, em Zurique, na Suíça.
Os franceses vencerem todos os últimos confrontos contra os romenos, que não sabem o que é superar o rival desde 1972. Porém, a Romênia chega credenciada pela boa campanha na fase eliminatória, quando foi a primeira colocada em um grupo que tinha a Holanda. Já a França tenta se igualar à Alemanha no quesito número de títulos: os franceses foram campeões em 1984 e 2000, um troféu a menos que os alemães.
Na fase eliminatória a França ficou em segundo lugar, atrás da Itália, que também lhe tirou o título mundial de 2006. Em relação à partida contra os romenos o técnico Raymond Domenech espera um ;jogo de xadrez';. ;Trata-se de um jogo de xadrez, em que o ganhador será aquele que vai saber andar melhor com suas peças dentro de campo. A França está muito preparada para esta estréia, mas reconheço na Romênia um grande adversário. Apesar disso podemos ganhar;, explicou Raymond Domenech.
Já Víctor Piturca, treinador da Romênia, revelou que sua equipe tentará uma vitória na estréia atuando na base dos contra-ataques. ;A França vai tentar sair para o jogo em busca de uma vitória, pois sabe que começar vencendo é fundamental. Por isso vamos ser inteligentes e jogando no erro deles, na base dos contra-ataques;, afirmou Piturca.