Genebra (Suíça) - O que a seleção suíça mais temia se confirmou na manhã deste domingo: o centroavante Alexander Frei está fora da Eurocopa-2008. Depois de deixar a partida de sábado contra a República Tcheca momentos antes do intervalo com uma lesão no joelho esquerdo, o atacante recebeu a informação de que teve uma ruptura parcial dos ligamentos e só poderá voltar aos gramados em seis semanas. A partida, vale lembrar, terminou 1 a 0 para os tchecos.
Frei sofreu a contusão após sofrer uma entrada dura do defensor tcheco Grygera. Ainda que tenha deixado o gramado andando, o camisa nove não escondia o choro, já prevendo que não voltaria a atuar na Euro disputada em seu país. Após passar por exames específicos em Genebra, o atacante do Borussia Dortmund foi notificado da gravidade da lesão, mas garantiu que continuará concentrado com os demais companheiros helvéticos.
;O Frei nos disse que quer continuar com o grupo;, anunciou o técnico da Suíça, Jakob Kuhn. ;Mesmo que ele não tivesse dito que continuaria conosco, eu mesmo teria implorado para que ele ficasse conosco. O Alex é um líder, e mesmo machucado não perde esta condição;, emendou.
Os demais integrantes da seleção suíça lamentaram e muito o desfalque do principal atacante da equipe, o que dificulta ainda mais as chances de classificação da equipe para as quartas-de-final. ;É uma perda e tanto, pois o Alex é fundamental para o nosso time. Ele ficando aqui, pelo menos, nos dá uma força extra para as próximas duas partidas. E lutaremos por ele;, assegurou o zagueiro Patrick Muller.
Para conseguirem a classificação, os helvéticos têm a obrigação de vencer a próxima partida da equipe, na quarta-feria contra a Turquia. Na terceira ; e última ; rodada da primeira fase, os anfitriões encaram Portugal.