Os brasileiros Thomaz Bellucci e Marcos Daniel estão muito próximos do torneio olímpico de tênis, mas só terão certeza da presença em Pequim no fim deste mês. Nesta terça-feira (03/06), a Federação Internacional de Tênis (ITF), responsável pela organização do evento, informou que a lista oficial dos classificados só será mesmo anunciada na segunda semana de Wimbledon, a partir do dia 30 de junho.
"Na próxima segunda-feira (09/06), tendo como base a lista dos rankings da ATP (para o masculino) e WTA (para o feminino) vamos definir quais são os jogadores elegíveis para jogar a Olimpíada", explicou Nick Imison, diretor de comunicação da ITF.
Depois da definição dos jogadores, a entidade vai enviar os nomes paras comitês olímpicos de cada país, e aguardar a confirmação da presença dos jogadores. A chave olímpica terá 64 atletas, sendo oito deles escolhidos por convite.
Os outros 56 serão definidos pelo ranking mundial do dia 9 de junho - próxima segunda-feira. Thomaz Bellucci e Marcos Daniel devem aparecer entre os 75 melhores colocados na próxima lista da ATP e seriam beneficiados com a regra que limita em quatro o número de participantes por país.
Assim, Espanha, França e Argentina, por exemplo, terão de montar suas equipes excluindo jogadores com ranking melhor do que o dos brasileiros. A favor dos tenistas do País estão, também, as desistências de jogadores como os norte-americanos Andy Roddick e o alemão Tommy Haas.
Segundo informações dos bastidores de Roland Garros, a quantidade de desistentes deve aumentar, levando o limite do ranking para acima do número 80, como previsto inicialmente.