Uma das grandes favoritas ao título dos Jogos Olímpicos de Pequim, a seleção espanhola de basquete sofreu um duro golpe nesta terça-feira (03/06). ;Sem motivos nem razões;, como admitiu o então técnico da equipe, José Vicente Hernández foi demitido do cargo após rápida conversa com o presidente da federação local, José Luis Sáez.
;Pepu; Hernández, como é conhecido, levou a Espanha ao inédito título do Campeonato Mundial do Japão, em 2006, além de ter sido o comandante também no vice-campeonato europeu, disputado em Madri no ano passado, quando caiu na decisão frente a Rússia. Tais resultados colocaram a seleção de Pau Gasol e José Calderón como candidato à medalha de ouro na China, a partir de agosto deste ano.
No entanto, a demissão do treinador coloca uma dúvida sobre as possibilidades espanholas, e não se sabe qual será a reação do plantel. Após a reunião com Sáez, ;Pepu; admitiu aos jornalistas que não esperava a decisão, pedindo ;tranqüilidade; a seu sucessor, que segundo a imprensa espanhola deve ser Aíto García Reneses.
O já ex-técnico da Espanha se mostrou ;muito triste; pela decisão, mas tratou de dizer que a mudança no comando não deve interferir no desempenho em Pequim-2008. Ele assumira o cargo no começo de 2006 com o objetivo de classificar a seleção às Olimpíadas e já havia adiantado que sairia ao final da competição chinesa, pois seu ciclo já estaria encerrado.
Ao final, a passagem do espanhol no comando durou menos e tem conseqüência direta com as declarações dadas por ele na semana passada, quando afirmou que se sentia ;perseguido por mudanças de comportamentos da Federação Espanhola;.