Depois de provocar debates intensos sobre competitividade após seu lançamento, o maiô LZR Racer da Speedo finalmente ganhou concorrência. Três indústrias japonesas apresentaram novos produtos prometendo fazer frente ao maiô norte-americano.
Por razões contratuais, os nadadores da seleção do Japão são obrigados a competir usando artigos produzidos por indústrias nacionais. Mizuno, Asics e Descente lançaram suas opções no mercado, destacando alguns diferenciais.
Fornecedora das roupas utilizadas pela campeã olímpica do estilo peito, Kosuke Kitajima, a Mizuno informa que seu modelo aumenta a pressão sobre os músculos do corpo, diminuindo a resistência da água. O diferencial apresentado pela Asics é que a pressão nas pernas em suas duas novas opções de maiô é três vezes mais forte. Já a Descente apresentou três modelos, um deles produzidos pela italiana Arena. Todos os novos maiôs serão testados no Aberto do Japão de natação entre os dias 6 e 8 de junho, em Tóquio. O frenesi em torno da polêmica dos maiôs se justifica. Desde que o LZR foi admitido em competições oficiais, 37 recordes mundiais foram derrubados.