Horas após a eliminação de Serena Williams, sua irmã Venus seguiu o mesmo destino e também disse adeus a Roland Garros. No final da tarde desta sexta-feira, a norte-americana foi superada pela italiana Flavia Pennetta na terceira rodada da competição. Cabeça-de-chave número 26, Pennetta precisou de apenas dois sets para se desvencilhar da favorita número 8. Quando a claridade natural começava a se despedir da arena parisiense, a italiana definiu o confronto em parciais de 7/5 e 6/3 após 1h25 de partida.
Apesar de ter começado bem a partida, quebrando o serviço da adversária ainda no segundo game, Venus se desencontrou em quadra e errou muito, facilitando a vida da italiana. Com quatro quebras cedidas no primeiro set, a norte-americana foi superada na parcial com 45 minutos de jogo. No set seguinte, Venus continuou irregular, abusando dos erros não forçados e permitindo mais uma quebra já em seu primeiro serviço. Motivada, Pennetta não deu mais chances e definiu a partida com um forehand.
Garantida nas oitavas-de-final do Grand Slam francês, Pennetta terá pela frente uma adversária bem mais frágil em sua tentativa de chegar às quartas-de-final. Na próxima rodada, ela enfrenta a espanhola Carla Suarez Navarro, classificada pelo qualificatório e que chega tão longe em Roland Garros pela primeira vez na carreira.
Com o resultado desta tarde, Pennetta abre vantagem de 2 x 1 no histórico de confrontos diretos contra Venus. As duas enfrentaram-se duas vezes na temporada passada. A primeira no Torneio de Seul, com vitória da norte-americana, e depois em Bangcok, com Pennetta levando a melhor em quadra. A derrocada das irmãs Williams começou com a eliminação de Serena pela eslovena Katarina Srebotnik logo no começo da programação do dia.