Cuca deixou o comando do Botafogo na manhã desta quinta-feira (29/05), após uma conversa com os dirigentes do Glorioso. O treinador não resistiu à derrota nos pênaltis para o Corinthians, que custou ao time carioca a eliminação na Copa do Brasil. Na entrevista coletiva que deu após o duelo, o técnico dava sinais de que isso aconteceria.
;Há momentos em que você tem vontade de desaparecer por alguns dias;, já havia lamentado o comandante da equipe Alvinegra. ;Já vão começar a falar que o Botafogo e o Cuca não ganham nada, mas perdemos apenas nos pênaltis;, lembrara.
A delegação botafoguense ainda está em São Paulo, onde foi eliminada da Copa do Brasil na noite desta quarta (28/05) pelo Corinthians, na disputa por pênaltis (perdeu por 2 a 1 no tempo normal e por 5 a 4 no desempate). E Cuca, que tem propostas para comandar Santos e a seleção da Arábia Saudita, está dando adeus.
O treinador vai anunciar a sua saída de forma oficial numa entrevista coletiva, no início da tarde desta quinta-feira, em General Severiano. O nome mais cotado para ser o substituto de Cuca é o de Ney Franco, que recentemente deixou o Atlético-PR.
Esta não é a primeira vez que Cuca se demite do Bota. Em setembro do ano passado, ele se revoltou com a postura do time, que vencia o River por 2 a 0 em Buenos Aires e permitiu a reação dos argentinos, e largou o cargo. Para o seu lugar foi contratado Mário Sérgio Pontes de Paiva, que ficou no posto durante menos de duas semanas e também rescindiu seu contrato. O ;novo; treinador contratado foi Cuca.
O treinador chegou ao Botafogo pela primeira vez em 22 de maio de 2006, no lugar de Carlos Roberto. No comando da Estrela Solitária, Cuca amargou dois vices do Campeoanto Carioca, ambas perdendo para o Flamengo na decisão.
Em competições de caráter nacional, o treinador levou o Fogão às semifinais da Copa do Brasil de 2007 e 2008, sendo eliminado pelo Figueirense em pleno Maracanã na temporada passada e no Morumbi nesta quarta-feira.