Jornal Correio Braziliense

Superesportes

LDU bate San Lorenzo nos pênaltis e pega Boca ou América na Libertadores

;

Não será em 2008 que a Libertadores terá garantida uma final entre brasileiros e argentinos. Nesta quinta-feira, em casa, a LDU empatou em 1 x 1 com San Lorenzo, mesmo placar da ida em Buenos Aires, mas venceu por 5 x 3 nos pênaltis e espera pelo resultado entre Santos e América para conhecer seu adversário. Como o regulamento não permite duas equipes do mesmo país na decisão, caso o Peixe supere os mexicanos, enfrentará o Fluminense e deixa o Boca Juniors como oponente dos equatorianos. Porém, se os americanos deixarem a Vila Belmiro classificados, se encararão a LDU pelo que está previsto nas chaves, já que haverá apenas um representante de cada nação.

O jogo

O aspecto decisivo da partida foi demonstrado desde o apito inicial. Com três minutos de jogo, o árbitro mexicano Marco Rodríguez já havia distribuído três cartões amarelos, dois para a LDU. E o desequilíbrio dos donos da casa quase resultou em gol argentino. Aos quatro minutos, após um chutão, Romeo apareceu sozinho na área equatoriana e cabeceou na trave.

O lance acordou os mandantes, e, aos sete minutos, Manso respondeu com chute novamente na trave. A partir daí, a pressão da LDU aumentou muito, enquanto o San Lorenzo se poupava da correria para não sofrer as mazelas da altitude e dava espaços para chutes de longa distância. Foi punido por isso.

Aos 26 minutos, Manso recebeu de fora da área, limpou a marcação e chutou forte, acertando um belo gol de longe. A missão argentina ficou ainda mais dificultada com a expulsão de ;Chaco; Torres por tentar pisar na cabeça de um adversário. Com um a menos e desfavorecido pelos 2400 metros da capital do Equador, o time de Buenos Aires não conseguia emplacar boas jogadas ofensivas ; D;Alessandro pouco aparecia ; e foi para o intervalo apenas assistindo ao toque de bola dos donos da casa.

A ineficiência do ataque, porém, foi solucionada rapidamente no segundo tempo. Logo aos dois minutos, após cobrança de escanteio de Adrián González, Bergessio subiu sem marcação e testou para o gol. E o San Lorenzo estava novamente no páreo. Do outro lado, a LDU se viu obrigada a atacar para evitar os pênaltis. E assim o segundo tempo se tornou mostra de pressão total equatoriana em busca do gol. E não faltaram oportunidades.

A equipe de Quito cansou de levar perigo ao atrapalhado goleiro Orión, que viu a bola acertar a sua trave em arremate de Bolaños e o zagueiro Gastón Aguirre salvar de cima da linha. A LDU ainda teve um gol de cabeça de Bieler anulado por impedimento. Cenário que levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, Aureliano Torres, do San Lorenzo, chutou na mãos do goleiro Jose Cevallos e garantiu a alegria equatoriana com uma vitória por 5 ax3 que pôs seu time nas semifinais da principal competição da América do Sul.