Jogando na altitude da cidade de Quito, a 2.850 metros acima do nível do mar, LDU-EQU e San Lorenzo-ARG decidem uma vaga nas semifinais da Taça Libertadores nesta quinta-feira, às 19h20 (de Brasília), no estádio Casa Blanca. Depois do 1 x 1 na primeira partida, a equipe argentina precisa de vitória simples ou empate por dois ou mais gols para avançar.
Para permanecer na competição, o técnico do San Lorenzo, Ramón Díaz, se mostra propenso a repetir a equipe que venceu o Real Potosí por 3 x 2, na primeira fase, jogando nos 4 mil metros de altitude do terreno boliviano. Além disso, o comandante aposta no poder de reação que o time mostrou, quando, com dois jogadores a menos, foi buscar dois gols de diferença contra o River Plate e se classificar.
"Estamos convencidos de que podemos nos classificar. Conseguimos feitos extremamente difíceis na outra fase, mostrando que a equipe tem reação e temperamento. Nós viajamos com grandes expectativas para conseguir chegar a uma final antecipada", disse Ramón, ao jornal argentino Olé. Ramón acredita em uma final antecipada caso sua equipe passe de fase e venha a encontrar o também argentino Boca Juniors, classificado depois de eliminar o mexicano Atlas. Para não ter uma final com equipes do mesmo país, o confronto entre ambos aconteceria já nas semifinais.
No outro lado, a altitude é apenas um dos fatores que o LDU espera para poder confirmar a classificação. A equipe joga com a possibilidade de empatar sem gols. Novo 1 ax1 leva a decisão para os pênaltis. Além disso, em declaração colocada no site oficial do clube, a diretoria afirmou esperar grande presença da torcida, para empurrar os jogadores como um 12; atleta em campo. A equipe só não poderá contar com Diego Calderón, mas deve manter a escalação do primeiro confronto.
FICHA TÉCNICA - LDU-EQU X SAN LORENZO-ARG
Local: Estádio Casa Blanca, em Quito-EQU
Data: 22 de maio de 2008, quinta-feira
Horário: 19h20 (de Brasília)
Árbitro: Marco Rodríguez (México)
Assistentes: Alfonso Delgado e Francisco Pérez (ambos do México)
LDU: José Francisco; Renán Calle, Norberto Araujo e Jairo Campos; Joffre Guerrón, Enrique Vera, Patricio Urrutia, Luis Bolaños e Paúl Ambrosi; Daniel Manso e Claudio Bieler.
Técnico: Edgardo Bauza
SAN LORENZO: Orióm; A. Gonzáles, Tula, Aguirre e Placente; Acevedo, Hirsig, D;Alessandro e M. Torres; Bergessio e Silvera
Técnico: Ramón Díaz.