A infra-estrutura de transporte para atender satisfatoriamente o público durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil exigirá investimentos de R$38,51 bilhões de reais, segundo estudo divulgado pelo Ministério do Turismo. A garantia e a origem dos recursos, no entanto, ainda não estão acertadas.
A ministra do Turismo, Marta Suplicy, afirmou que "não temos infra-estrutura adequada", e por isso existe a necessidade deste investimento. Para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no ano passado, foram gastos cerca de 4 bilhões de reais em instalações esportivas e infra-estrutura para o evento.
Do total previsto em transporte para a Copa, a maior parcela cabe ao município de São Paulo, com R$ 15,3 bilhões. Este valor é a soma do investimento em 65,6 quilômetros de metrô (ao custo de R$ 12,3 bilhões) e em 279,5 quilômetros de corredores de ônibus (R$ 3 bilhões).
"Ou fazemos um esforço de guerra ou não vamos conseguir ter a quilometragem necessária para a Copa e para as pessoas que moram na cidade", afirmou Marta.
A ministra adiantou que o presidente Lula anuncia na terça-feira em São Paulo empréstimo de R$ 1,5 bilhão para extensão do metrô paulistano. Os recursos virão do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
No Rio de Janeiro, a necessidade de investimentos no transporte atinge R$ 5,05 bilhões em 26 quilômetros de metrô e 11 quilômetros de corredores de ônibus.
O estudo inclui ainda o trem-bala ligando Rio, São Paulo e Campinas. O trajeto inclui acesso aos aeroportos de Viracopos, Cumbica e Galeão ao custo de R$ 15,3 bilhões de reais. A previsão é de que a licitação tenha início em outubro.
O trabalho traz também as necessidades de investimento em transporte em Brasília, Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Olinda, Natal e Maceió. As cidades brasileiras que vão abrigar a Copa de 2014 ainda não foram indicadas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).