A nadadora Rebeca Gusmão foi suspensa por dois anos pelo Painel de Doping da Federação Internacional de Natação (Fina), e está fora dos Jogos de Pequim. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15/05) pela CBDA, que recebeu um comunicado da entidade máxima dos esportes aquáticos informando sobre a decisão.
Na última sexta-feira (9), Rebeca havia escapado do primeiro processo, de exame que datava de 2006, e com isso demonstrava confiança em poder disputar os Jogos na capital chinesa. Na oportunidade, o CAS (Corte Arbitral do Esporte) se considerou sem jurisdição suficiente para julgar o caso, reencaminhando o caso à Fina.
A punição a Rebeca é referente ao exame antidoping realizado no dia 13 de julho de 2007, durante os Jogos Pan-Americanos disputados no Rio de Janeiro, em que a brasileira conquistou medalhas de ouro nos 50 e 100 metros livre. Na ocasião, a prova e contraprova da urina da atleta apontaram DNA de pessoas diferentes.
A suspensão da nadadora é válida a partir de 2 de novembro do ano passado e deve ser efetivada imediatamente. A atleta, de 22 anos, só poderá voltar às piscinas para eventos oficiais no fim de 2009.
Pan
Na competição disputada no Rio de Janeiro, Rebeca se sagrou como a primeira brasileira a faturar medalha de ouro na competição, batendo inclusive recordes nos 50m e nos 100m livre. Por fim, ainda conquistou medalhas nos quartetos femininos: a de prata no 4 x 100m livre e o bronze no 4 x 100m medley.