Jornal Correio Braziliense

Superesportes

'Melhor do mundo em atividade', Sharapova vence com sofrimento

;

Última tenista a estrear no Torneio de Roma, a russa Maria Sharapova encontrou dificuldades para conseguir confirmar a sua classificação para as oitavas-de-final no Foro Italico.

Diante da jovem eslovaca Dominika Cibulkova, a musa número dois do mundo precisou suar para garantir sua primeira vitória na Itália e prosseguir viva na competição.

Apesar de ter apenas 19 anos e ser a atual 32; colocada no ranking de entradas da WTA, Cibulkova não se intimidou diante de Sharapova e jogou de igual para igual com a russa. Depois de 2h50 de uma partida bastante equilibrada, a musa saiu de quadra com o triunfo por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/4.

Embora seja vice-líder do ranking de entradas da WTA, Sharapova se tornou nesta quarta-feira a melhor tenista do mundo em atividade. Isso porque a belga Justine Henin anunciou sua aposentadoria imediata apesar de aparecer no topo da lista oficial por não estar mais motivada o suficiente para continuar na turnê.

Foi a segunda vitória da russa sobre Cibulkova, que ganhou notoriedade na temporada após chegar à final do Tier 1 (torneio de segunda importância do calendário feminino) de Amelia Island. A eslovaca só foi parada justamente por Sharapova, que levantou o troféu ao superar a rival por 2 sets a 0, com 7/6 (9-7) e 6/3.

Agora, Sharapova medirá forças com a principal revelação da temporada: a dinamarquesa Caroline Wozniacki, de 17 anos e 36; do mundo, que nesta quarta bateu a lucky loser russa Ekaterina Makarova por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.

Confronto único

Sharapova e Wozniacki se enfrentaram em apenas uma oportunidade até então, e justamente nesta temporada. Nas quartas-de-final do Torneio de Doha, a musa russa atropelou a adolescente dinamarquesa e avançou às semis com uma vitória arrasadora de 2 sets a 0 com as parciais de 6/0 e 6/1.

Azarenka pega algoz de Ivanovic


Alçada à condição de top 20 depois de alcançar a final do Tier 1 de Berlim na semana passada, a jovem bielorrussa Victoria Azarenka se classificou para as oitavas-de-final em Roma ao bater a qualifier romena Monica Niculescu por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.

Azarenka, de 18 anos, pegará na próxima rodada a maior zebra da capital italiana até então: a quali búlgara Tsvetana Pironkova, que nesta quarta-feira surpreendeu e eliminou ninguém menos do que a sérvia Ana Ivanovic, cabeça-de-chave número um, por 2 sets a 1 com parciais de 6/4, 5/7 e 6/2.