Depois de passar cinco anos no calvário da segunda divisão, a Portuguesa pode, enfim, sentir o gostinho de disputar novamente uma partida da Série A do Campeonato Brasileiro. A reestréia na elite, entretanto, não foi como o torcedor da Portuguesa gostaria, já que o Figueirense arrancou o empate em 5 a 5 no último minuto. Com isso, Lusa e Figueira terminam a primeira rodada na metade da tabela de classificação, com um ponto cada.
O time do Canindé, aliás, dominou o jogo pela maior parte do tempo e chegou a abrir 5 a 2, mas acabou cedendo o empate nos acréscimos do segundo tempo. Do lado paulista, o lateral Patrício passou de herói a vilão, já que marcou um gol e deu assistências, mas prejudicou a equipe ao ser expulso na metade do segundo tempo. Já do lado catarinense, o nome da partida foi Felipe Santana, que anotou dois dos cinco gols do Figueira, inclusive aquele que decretou a igualdade.
O jogo ; Mesmo atuando fora de casa, o Figueirense começou mais à frente do que a Portuguesa. Porém, foi a o time paulista quem primeiro conseguiu balançar as redes, logo aos quatro minutos, quando o zagueiro Marco Aurélio cabeceou e abriu o marcador no Canindé. Com a vantagem, a Lusa passou a investir na troca de passes no setor ofensivo. No entanto, o Figueirense superou o baque do primeiro tento e começou a ganhar espaço a partir dos 20 minutos, quando a Lusa recuou. Aos 36, porém, o time da casa saiu em velocidade e Rodrigo Fabri tocou para Wellington Amorim completar para as redes.
A partir daí, o Figueirense melhorou e apostou na velocidade para surpreender, como quando Wellington Amorim acertou a trave. Do lado lusitano, o goleiro Wilson era o principal adversário para alcançar o gol. Aos 43, por exemplo, Christian avançou livre na direita e cruzou para Diogo, que ajeitou para Edno chutar para fora. No lance seguinte, o Figueirense adiantou um pouco para tentar o contra-ataque, mas a Lusa roubou a bola e Patrício apareceu sozinho para, mesmo com os pedidos de impedimento, driblar o goleiro Wilson e marcar o segundo da Portuguesa, fechando o placar no primeiro tempo.
Já na etapa complementar, os gols saíram em maior numero e qualidade. Logo aos cinco minutos, César Prates cobrou falta no canto do goleiro e igualou a partida para o Figueirense, que não teve muito tempo para comemorar. Aos 11, Patrício cruzou para Bruno Rodrigo marcar o terceiro de cabeça: 3 a 2. Na empolgação por voltar novamente a frente no placar, a Portuguesa conseguiu um pênalti aos 12 com Diogo, que foi segurado perto da linha de fundo. Na cobrança, o próprio Diogo anotou o quarto do time da casa na partida. O resultado positivo ficou ainda maior aos 15, quando Christian conseguiu um belo chute e anotou o quinto.
O Figueirense, apesar de toda desvantagem, conseguiu diminuir o placar aos 24 minutos, quando Felipe Santana marcou o seu. Na seqüência, porém, a Lusa perdeu seu maior destaque na partida, o lateral Patrício, que fez falta dura e recebeu o cartão vermelho. No final, o Figueirense descontou aos 43, com Bruno Santos, e foi com tudo ao ataque para buscar o empate. A igualdade, então, veio no último minuto dos acréscimos, quando Felipe Santana aproveitou o bate-rebate na área e decretou a igualdade no estádio do Canindé.