No dia em que o campeão antecipado Bayern de Munique levantou a taça do Alemão após a vitória em casa por 2 x 0 sobre o Arminie Bielefeld, a Bundesliga conheceu seus outros dois classificados para a próxima edição da Liga dos Campeões.
Ao bater o Hamburgo fora de casa com um sofrido 1 x 0, o Werder Bremen carimbou sua vaga e ainda garantiu o Schalke 04.
Na partida em Hamburgo, o time da casa precisava da vitória para continuar sonhando com a Champions League.
O Werder, por sua vez, sabia que os três pontos lhe valeriam a classificação e ainda contava com a torcida do Schalke, que venceu o Bochum na terça-feira e dependia do triunfo da equipe de Bremen para assegurar participação na principal competição do continente.
Diante do aspecto decisivo do jogo, muitas faltas dominaram o primeiro tempo, que terminou sem gols. Quatro minutos depois do intervalo, contudo, o português Hugo Almeida fez o gola que selou a vitória e os 60 pontos, que o deixam na vice-liderança. O Hamburgo fica com 51 em quarto e, a duas rodadas do fim, não pode alcançar o Schalke, terceiro com 58.
No outro duelo importante da quarta-feira, o Bayern não teve dificuldade para bater o Arminia em Munique por 2 x 0, com gols de Ribery e Podolski, e saudou sua torcida erguendo o prato que simboliza a conquista da 21ª Bundesliga de sua história.
Nas duas últimas rodadas, a emoção ficará na disputa para disputar a Copa da Uefa e fugir do rebaixamento. Em relação às três vagas na competição européia, o Hamburgo é seguido pelo Stuttgart, também com 51 pontos, e Bayer Leverkusen, com 48 após perder para o Herthe Berlin por 2 x 1 em casa nesta quarta-feira. Wolfsburg, que bateu o Eintracht Frankfurt por 3 a 2 com gol de Grafite, Hannover e Karlsruher ainda sonham em disputar a Copa da Uefa.
Na ponta de baixo, nenhum dos três rebaixados está definido. O Nuremberg bateu o vice-lanterna Duisburg por 2 x 0, mas segue na zona da degola. Energie Cottbus e Arminia Bielefeld estão fora da faixa de perigo, mas ainda não estão livres. A lanterna é ocupada pelo Hansa Rostock.