Uma mudança na lei de imigração inglesa pode afetar de forma decisiva a contratação de estrangeiros no país. De acordo com a nova legislação, jogadores e técnicos que quiserem exercer sua profissão na Inglaterra terão de provar que sabem falar inglês.
A regra passa a valer a partir do meio do ano e se aplica a todos os profissionais. Para certificar o conhecimento da língua serão feitos testes antes da liberação do visto. Passariam pelos exames apenas atletas provenientes de fora do continente europeu - sul-americanos e africanos seriam os principais afetados.
A medida dificultaria uma possível transferência do treinador Luis Felipe Scolari para o futebol inglês. O técnico, atualmente na seleção de Portugal, tem proposta para dirigir o Manchester City.
Liam Byrne, ministro britânico para Imigração, afirmou que o governo chegou a pensar em isentar os jogadores da exigência. Mas decidiram que não seria justo. ;A maioria dos jogadores tem dinheiro suficiente para contratar um professor de inglês;.
O objetivo da nova lei é garantir que os estrangeiros que vivem hoje na Inglaterra possam se integrar sem problemas à sociedade local. Nos últimos doze meses, 65 mil trabalhadores estrangeiros ganharam contratos temporários na Inglaterra.