Jornal Correio Braziliense

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Super Aguri fecha as portas e já não compete no GP da Turquia

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A Super Aguri não resistiu aos problemas financeiros e anunciou oficialmente que está fora do Mundial de Fórmula 1. Desse modo, a escuderia japonesa já não participa do Grande Prêmio da Turquia, no próximo fim-de-semana, deixando o grid da categoria com dez equipes.


A saída da Super Aguri já havia sido especulada antes do início da temporada 2008, mas, à época, uma parceria com o consórcio inglês Magma Group foi apontado como a salvação da equipe. Porém, o grupo desistiu de comprar a escuderia, fazendo com que o proprietário, o ex-piloto Aguri Suzuki, divulgasse o fim da equipe.

Nesta terça-feira (6), o mandatário ainda foi ao Japão para analisar uma oferta com diretores da Honda, montadora que fornecia motores para Aguri. Porém, não se chegou a um acordo. Nas últimas horas, ainda surgiu uma proposta em cima da hora de uma empresa automobilística alemã Weigl Group, mas essa também se mostrou insuficiente para manter os carros de Takuma Sato e Anthony Davidson no circo da Fórmula 1.

;Tentando realizar meu sonho de me tornar dono de um time da F-1, solicitei uma posição no grid do campeonato em novembro de 2005. Desde então, participei de dois anos e quatro meses como a equipe Super Aguri. Mas infelizmente devo informar que a escuderia irá interromper as suas atividades;, revelou Aguri Suzuki através de um comunicado oficial.

Ele ainda deixou claro que a atual crise financeira por que passa a equipe foi originada no ano passado, quando o principal patrocinador, a SS United, não efetuou um pagamento conforme o que estava acertado. ;A quebra de contrato com os parceiros SS United Oil & Gas Company resultou em perda do suporte financeiro e imediatamente colocou o time em dificuldades;.


Por fim, Suzuki elogiou a temporada 2007 da Super Aguri e agradeceu a todos que se envolveram no projeto da escuderia. ;Competimos contra muitos carros oficiais de montadoras e teve sucesso ao obter os primeiros pontos já na 22; corrida e ao terminar o Mundial de Construtores do ano passado na nona posição. Gostaria de agradecer à Honda, à Bridgestone, os patrocinadores e a todas as pessoas que nos aconselharam durante estes anos;.